sexta-feira, 18 de junho de 2010

Um Sáfari na Savana Africana




Bem, nos quatro primeiros dias resolvi apenas dar um longo passeio pela Savana e matar minha "curiosidade" sobre os animais que são "adoráveis" (de longe é lógico!!! rsrsrsrs!!!). Aqui vai uma breve descrição do ambiente e das coisas que mais me chamaram a atenção: As savanas africanas são um dos lugares mais fascinantes e surpreendentes que já vi. Seria difícil reunir aqui todos os animais presentes neste grande bioma, no entanto, selecionei alguns que podem ser conhecidos durante as expedições pela savana, os safáris. Apesar de sua beleza, algumas áreas de savana originalmente ricas em fauna, foram reduzidas a verdadeiros “desertos” pela caça predatória e o tráfico ilegal (biopirataria). Os safáris atualmente ocorrem em reservas ambientais e contam com apoio de grandes grupos empresariais "preocupados" com a preservação desta natureza. Em contrapartida o setor turístico cresce e a natureza agradece. Aqui falarei um pouco da diversidade animal das savanas. Para cada espécie existe uma breve descrição e algumas curiosidades a respeito!

Vamos lá aos animais:

Zebras

São animais típicos das savanas africanas. Apesar de serem muito semelhantes, existem várias espécies, todas pertencentes ao gênero Equus sp.

(Vejam se não são realmente lindas!)

Guepardo (Acinonyx jubatus)

O animal terrestre mais veloz do mundo sendo capaz de atingir aproximadamente 120 km/h. Um caçador profissonal, poucos animais conseguem sair ilesos de uma perseguição.

O mais veloz e agil...

Avestruz (Struthio camelus)

A maior ave do planeta e a mais veloz. Podem chegar a pesar cerca de 90-100 kg, não voam mas são extremamente velozes na corrida. Não correm risco de extinção.


Elefantes (Loxodonta sp.)

Na África existem somente duas espécies. São animais extremamente sociáveis e normalmente vivem em bandos dominados por fêmeas dominantes (sociedades matriarcais). Devido à caça e contrabando de marfim, ambas espécies encontram-se ameaçadas de extinção.


Leões (Panthera leo)

Nas savanas ocupam o topo da cadeia alimentar. São uns dos quatro grandes felinos do mundo. Machos são caracterizados pela juba grandes e proeminentes que não está presente nas fêmeas. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, os machos não são caçadores e raramente se aventuram em capturar presas. Esta atividade fica a cargo das fêmeas que formam grupos de caça.


Hipopótamo

Ficam a maior parte do tempo submersos, vivem em lagos e também são chamados de animais “anfíbios”. Anteriormente estavam distribuidos por quase toda Africa, mas atualmente são na africa sub-saariana. Estão ameaçados de extinção.


Búfalo Africano (Syncerus caffe)

Vivem em rebanhos de centenas até milhares de indivíduos. Podem pesar cerca de 500 a 900 kg. Apresentam poucos predadores naturais e são capazes de se protegerem de ataques de leões.


Rinoceronte Negro (Diceros bicornis) e Rinoceronte Branco (Ceratotherium simum)

Ambas espécies estão atualmente ameçadas de extinção, sendo que o rinoceronte negro encontra-se em perigo crítico. O rinoceronte faz parte da lista dos “Big Five” (veja o que é isto ao final do post) e sua caça é uma das favoritasexatamente pela dificuldade em matá-lo. Não tem predadores naturais quando adulto.


Gazelas (Gazella. sp)

Comprrende um grupo de espécies de antílopes que vivem em manadas.Existem várias espécies na Africa, mas todas pertencem ao gênero Gazella.


Facocero (Phacochoerus africanus)

Um porco selvagem africano, caracterizado pelo seu focinho proeminente e dentes caninos grandes.


Cachorro Selvagem Africano ou Mabeco (Lycaon pictus)

Um canídeo encontrado exclusivamente na África. Caçam em matilhas e geralmente são infalíveis na captura de suas presas, isto porque se mantém em perseguição por um longo tempo até que finalmente sua presa seja vencida pelo cançasso.


Girafas (Giraffa camelopardalis)


Hienas

Apesar da aparência com os cães, na verdade tratam-se de felinos. Isto mesmo, evolutivamente são mais próximos de gatos do que dos nossos melhores amigos. Algumas vezes se comportam como animais oportunistas, pois se aproveitam das carcaças de presas deixadas por outros animais, mas também são grande caçadoras. Conseguem abater presas em grupos.

2 comentários: