sexta-feira, 18 de junho de 2010

Meus últimos dias...

Olá!!! Terminando meu Safári pela Savana Africana, irei relatar características de Zambia (com reservas naturais, Savanas e cidades grandes). Apesar de ter ido a apenas aluguns lugares da Savana na Zambia retirei também informações dos povos de toda a República da Zambia!!!



A Zâmbia, oficialmente conhecida como República da Zâmbia, é um país sem costa marítima da África austral. É limitada a norte pela República Democrática do Congo e pela Tanzânia, a leste pelo Malawi, a sul por Moçambique, pelo Zimbábue e pela Namíbia, e a oeste por Angola. Sua capital é Lusaka, localizada no sudeste do país.

Situada no centro-sul da África, a Zâmbia abriga as famosas cataratas de Vitória (Victoria Falls), no rio Zambeze, que formam uma cortina de água de cerca de 90 m de altura, na divisa com o Zimbábue. A maior parte de seu território é coberta por savanas.
Parques nacionais abrigam grande variedade de animais, sobretudo próximo aos rios Luangwa e Kafue. Um grande planalto predomina na porção leste e atinge o ponto mais alto no altiplano no Monte Nyika (2.606 m). A população, dividida em cerca de 70 etnias, concentra-se nas regiões de extração de cobre, ao norte da capital, Lusaka. A Zâmbia está entre os maiores produtores mundiais desse minério, responsável por 50% das exportações do país, em 1998. Possui ainda reservas de cobalto, zinco e chumbo. A agricultura, que ocupa 73,7% da força de trabalho, também é economicamente importante.

CLIMA
O clima da Zâmbia é tropical e amenizado pela altitude. De acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger, a maior parte do país é classificada como úmido tropical ou subtropical úmido e seco, com pequenos tempos de clima semiárido e estepes do sudoeste ao longo da Vale do Zambeze.
Há duas estações principais: a estação chuvosa (de novembro a abril) para o verão, e a estação seca (de maio a outubro), correspondente ao inverno. A estação seca está subdividida em duas: a estação fria e seca (maio/junho a agosto) e a estação quente e seca (setembro a outubro/novembro). A influência da altura suavizada dá ao país um clima subtropical agradável, em vez de condições tropicais durante a estação fria, de maio a agosto. No entanto, as temperaturas médias mensais permanecem acima dos 20 °C na maior parte do país durante oito ou mais meses.

DEMOGRAFIA


O clima da Zâmbia é tropical e amenizado pela altitude. De acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger, a maior parte do país é classificada como úmido tropical ou subtropical úmido e seco, com pequenos tempos de clima semiárido e estepes do sudoeste ao longo da Vale do Zambeze.
Há duas estações principais: a estação chuvosa (de novembro a abril) para o verão, e a estação seca (de maio a outubro), correspondente ao inverno. A estação seca está subdividida em duas: a estação fria e seca (maio/junho a agosto) e a estação quente e seca (setembro a outubro/novembro). A influência da altura suavizada dá ao país um clima subtropical agradável, em vez de condições tropicais durante a estação fria, de maio a agosto. No entanto, as temperaturas médias mensais permanecem acima dos 20 °C na maior parte do país durante oito ou mais meses.

POLÍTICA
A política zambiana ocorre em uma estrutura de sistema presidencial democrático representativo, por meio de que o presidente da Zâmbia é chefe de Estado e chefe do governo em um sistema multipartidário. O governo exercita o poder executivo, enquanto o poder legislativo é investido no governo e no parlamento.

ECONOMIA
A economia da Zâmbia depende largamente do cobre, minério de qué é um dos maiores produtores do mundo, e que representa 90% do valor das exportações. Este país pertence ao chamado "cinturão do cobre", uma extensão dos depósitos de Shaba (RDC).
A agricultura é de subsistência (batata, amendoim, milho, mandioca e milheto), mas também apresenta culturas caráter comercial (algodão, café, cana-de-açúcar, tabaco). Em lagos e rios é praticada a pesca, principalmente de subsistência.
Dentro do setor industrial, contam-se o tratamento de minerais (refinação de cobre, em especial), produção de cimento e indústrias conexas da agricultura (óleos vegetais, tratamento do algodão, açúcar e e outros produtos). O petróleo é importado, principalmente através do porto de Dar es Salaam (Tanzânia).
O turismo internacional, buscando áreas naturais do país (cataratas, safári) é uma importante fonte de renda.

ARTE E CULTURA
Os documentos mais antigos que provam uma atividade humana em toda a antiga região rodesiana são as pinturas rupestres dos bosquimanos.
Encontrará manifestações artísticas em todos os centros culturais das cidades e aldeias, e inclusive nos mercados.

LOCAIS TURÍSTICOS
Começaremos o percurso pela capital do país, Lusaka, para explorar depois a zona sul, onde estão as Cascatas Vitória. Daqui viajaremos pela zona Oeste, para dirigirmos seguidamente à Região Oriental. Finalizaremos nossa viagem pelo Norte do País.

LUSAKA

É a capital de Zâmbia, uma cidade moderna com bulevares alinhados cheios de árvores floridas. A rua principal é a chamada Cairo e nela encontramos muitos lugares de interesse para os viajantes (línhas aéreas, embaixadas, escritórios de correios, etc.), embora algum destes lugares exigem longos deslocamentos.
É interessante a visita ao Museu Nacional, na Avenida da Independência, o Jardím Botânico e o Zoológico Mundawanga, onde é possível admirar uma grande diversidade de animais e plantas. Se quer ver artesanato deve dirigir-se ao Estudio de Cerâmica Bente Lorens. Para ver animais é perfeito o Parque de Réptis Kalimba, que possui numerosas cobras, além de crocodrilos e algumas tartarugas.
Os mercados da cidade estão sempre abertos e vale a pena visitá-los. Os principais estão situados perto do distrito da estação. O mais importante é o Mercado de Soweto.
Arredores de Lusaka
Podem-se fazer excursões de um dia a lugares que encontram-se às aforas da cidade, como é o caso da Reserva Lilayi, uma granja de 20.000 hectáres, onde pode-se ver antílopes e numerosas espécies de aves. Outro lugar para visitar é o Santuário de Aves de Lazy, que se presta a ser percorrido a pé ou a cavalo. E por último, nas beira do rio Kafue, em Kafue Marina, é possível alugar uma canoa para explorar suas águas ou fazer piqnique em suas pradarias.

O SUL DA ZÂMBIA

LAGO KARIBA
Parte deste lago pertence a Zâmbia e a outra parte a Zimbabue. Nas beiras do lago encontra-se a pequena localidade de Sinazongwe, um importante centro da indústria pesqueira.
Chipepo é um pequeno povoado pesqueiro, que também merece ser visitado. Com uma embarcação pode-se chegar à Ilha Chikanka. Para os que procuram tranquilidade nada melhor que a apacível Siavonga.
Não muito longe está Choma, onde há que visitar seu museu com a história da cultura Tonga. Uma vez ali é possível visitar á Área de Conservação do Río Kanga. Antes de chegar ao Parque Nacional de Lonchivar pode-se fazer um alto no caminho e visitar Monce.

LIVINGSTONE
Encontra-se ao sul da capital do país e é a cidade mais próxima às Cascatas Vitória, a 7 quilômetros. É uma população pequena e agradável, pois a maioria dos visitantes passam ao lado de Zimbabue; tem dois bancos e casas de câmbio e também serviço de táxi e ônibus às Ccascatas.
Interessa ver na cidade o Museu Livingstone, com importantes mostras arqueológicas e uma colecção de objetos do explorador.
Na entrada sul da cidade localiza-se o Museu do Ferrocarril, com antigas locomotivas e interessantes aparelhos que fazem referência ao trem. Entre a cidade e as cascatas levanta-se a Vila Cultural Maramba onde pode-se desfrutar de auténticas danças e espectáculos africanos.
Desde Livingstone pode-se chegar aos povoados de Kazungula e Mwande.

CASCATAS VITÓRIA


As Cascatas Victória são obviamente a principal atração do país. São águas do rio Zambeze, de uma largura de 1.700 metros, caindo desde uma altitude de 107 metros. A força da queda (545 milhões de litros por minuto na época de chuvas) leva água em pó a mais de 500 metros de altitude. Por isso convém levar roupa impermeável.
Perto do Hotel Intercontinental pode-se adquirir interessante artesanato a preços bastante mais reduzidos que no lado do Zimbabue. Alguns hotéis organizam excursões para ver a zona e animais como rinocerontes.
PARQUE NACIONAL ZAMBEZE
Encontra-se situado nas beiras do rio Zambeze. É um lugar ideal para desfrutar da natureza.

O OESTE DE ZÂMBIA

CASCATAS NGONYE
Encontram-se situadas perto da localidade de Sioma, sobre o rio Zambeze. Embora não são muito altas o volume da água que cai é surpreendente. Querendo apreciar sua total beleza podem-se ver desde o outro lado do rio.
Deixamos as cascatas e ascendemos para Mongu, a capital da província do oeste, mas antes pode-se fazer um alto em Senaga, em Limulunga (onde habitam os Lozi), e em Lealui. Vale a pena visitar estas povoações para conhecer sua população e paisagens.
PARQUE NACIONAL KAFUE
É o maior do país e possui uma formosa vegetação além de mamíferos como o leão, leopardo, olifante e búfalo. Podem-se ver inclusive hipopotamos, crocodrilos, antílopes e impalas, sem esquecermos da grande quantidade de aves que aloja.

O LESTE DE ZÂMBIA

PARQUE NACIONAL DO BAIXO ZAMBEZE
Se extende através de umas 4.000 hectares na beira do rio Zambeze na altitude de Luanga. A principal porta de entrada é Chongwe. Podem-se ver olifantes, impalas, zebras e búfalos entre outros animais. Conta com perto de 400 espécies de aves diferentes.

PARQUE NACIONAL LUANGWA

É um dos melhores parques do país para contemplar animais. Há búfalos, zebras e girafas. A vegetação também é abundante e variada. Chipata, uma pequena cidade fronteiriça com Zimbabue, é a principal entrada ao parque. É uma animada cidade onde poderá encontrar de tudo.

O NORTE DE ZÂMBIA

MBALA

Está junto ao Lago Tanganica e é uma pequena cidade onde encontrará algumas lojas e comércios. É interessante visitar o Museu Moto Moto. Trata-se de uma colecção pessoal reunida pelo padre Corbell durante seus 40 anos de estadia em Zâmbia e que describe amplamente a tribo bemba.
Muito perto de Mbala localiza-se o Lago Chila.

CASCATAS KALAMBO
Apenas a 40 quilômetros de Mbala estão as Cascatas Kalambo, as segundas mais altas da África, e as terceiras do mundo, com queda de 212 metros (jogam suas águas no Lago Tanganika). É difícil chegar a menos que seja em veículo todo terreno, o que não impede ter a possibilidade de fazer um trekking de aproximadamente três dias.

PARQUE NACIONAL SUMBU
Na beira do lago encontra-se o Parque Nacional Sumbu, a cobrer uma área de umas 2.000 hectáres, com praias de areia fina, baias naturais, rochedos, grotas e profundos vales. Podem-se ver búfalos, zebras, olifantes, leões e leopardos entre outros animais. As águas acolhem a hipopotamos, flamingos e todos aqueles animais que precisarem refrescar-se. Pode-se chegar no parque desde Mansa ou Kasama.
OUTRAS POVOAÇOES DO PAÍS
Outras pequenas cidades de Zâmbia são Mpulungu, aonde chega-se por trasbordador atravessando o Lago Tanganica e Nakonde entre Tanzânia e Zâmbia.
Kapiri Mposhi é uma encantadora cidade, igual que Kitwe e destaca por ser uma população bastante confortável e o centro comercial e industrial do Copperbelt. É também uma cidade turística, onde poderá fazer compras. Muito perto estão o Lago e as Cascatas Makwera.
Ndola é a capital da área industrial de Copperbelt. Aqui encontrará numerosas fábricas de manufaturas. Sem dúvida a mais pitoresca das cidades da zona é Chingola, cheia de flores e vegetação. A poucos quilômetros encontra-se o Santuário de Animais e Chimpanzés, um lugar de reabilitação para estes animais.

GASTRONOMIA
Não pode-se falar de uma cuzinha típicamente de Zâmbia, pois a gastronomia do país está fortemente influênciada pela cuzinha inglesa. Destacam os pratos de peixe como o besugo, perca e nkupi, um delicioso salmão de lago, ou as carnes de antílope, frango ou porco. A especialidade mais típica é o shima, a base de milho com carnes de frango e porco.
Bebidas
Nos restaurantes de luxo e nos hotéis de prestígio encontrará uma boa variedade de bebidas europeias. O aconselhável é beber água engarrafada e evitar aquelas bebidas locais que não reúnam as condições sanitárias necessárias.

COMPRAS
Entre as compras que podem-se realizar na Zâmbia encontram-se as máscaras e estatuinhas de madeira utilizadas nos ritos cerimoniais; também são bastante apreciados os objetos de pele e cuoro, assim como as jóias elaboradas com pedras semi-preciosas. O artesanato local compreende também instrumentos de música e armas tribais, objetos de cestaria e madeira lavrada. Não se esqueça de adquirir tambores, cestas e peças de cobre.
Existem numerosos mercados nos principais lugares turísticos.

POPULAÇÃO E COSTUMES

A população de Zâmbia ronda os 9 milhões de habitantes e compoe-se de variadas etnias. A maioria pertenece à etnia bantú, e também está composta das minorias joisánidas, asiáticas e brancos. A capital é Lusaka onde vivem em volta de 1 milhão de habitantes.
Embora o inglês é o idioma oficial, falam-se mais de 35 dialetos como o bamba, nyanja e tonga. Gozam de uma admiração especial os barotse, cujo rei, com a mundaça de estação, traslada-se em uma processão de canoas de grande atrativo turístico. A tribo balla leva um curioso penteado em ponta conseguido com pasta de estrume de antílope. São muito espetaculares os ritos fúnebres e os exercicios de iniciação dos pretos.
ENTRETENIMENTO E FESTIVIDADES

ENTRETENIMENTO
Nas cidades mais importantes existem alguns locais noturnos de influência inglesa. Porém, os principais entretenimentos são os esportes de aventura e a visita aos Parques Nacionais. Em Livingstone é possível contratar um guia para ver o Parque Nacional Mosi-Oa-Touya onde habitam rinocerontes brancos.
Outra possibilidade é alugar embarcações para descer pelo rio Zambeze, vendo os hipopotamos e olifantes. Pode-se praticar o rafting, vôos por cima das cascatas e outros esportes como o trekking e puenting. A entrada aos parques nacionais é considerável em relação a outros países.
Parque Nacional de Kafue
Tem uma extensão de 22.400 quilômetros quadrados, é um dos maiores da África. Os meandros do rio oferecem aos amantes da pesca uma boa possibilidade de pôr em prática suas habilidades. São prolíficos os pequenos antílopes, variedades de pássaros e zonas úmidas. O principal acesso é via Mumbwa desde Lusaka, ou através do sul do Parque via Namwala vindo de Livingstone (só na estação seca).
Parque Nacional Luangwa
Com 9.050 quilômetros quadrados de extensão é dos mais selvagems e cheios de vida animal. A atração principal é fazer safaris por todo o parque.

FESTIVIDADES
São dias festivos oficiais o 1 e 4 de Janeiro; o 12 de março, Dia da Juventude; o 1 e 25 de maio, Dia da Libertade; 1 e 2 de julho Festa dos Heróis e da Unidade; 5 de agosto, Dia dos Camponeses; 24 de outubro, Dia da Independência; 24 e 25 de dezembro, Natale.

TRANSPORTES
Avião
O aeroporto de Lusaka encontra-se a 26 quilômetros do centro da cidade. Desde este aeroporto internacional há vôos que ligam os principais pontos de população de forma regular. Nestes momentos os vôos são cobertos por Aero Zâmbia e Zâmbia Express
Trem
Há uma linha de ferro que une a capital com Ndola e Kitwe. Outra linha procede de Tanzânia cruzando de nordeste a sudoeste via Nakoude.
Carro
Existem dois eixos principais, de sul a norte Livingstone-Kitwe e Lusaka-Chipata. A maioria das estradas não estão asfaltadas.
Transporte Público
Existe um serviço de ônibus a comunicar as principais povoações, assim como táxis coletivos. Lembre combinar o preço antes de iniciar o trajeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário